top of page

Tauromaquia e Festas Alusivas

O que é a Tauromaquia?

A tauromaquia é a modalidade que consiste em manter uma espécie de disputa com um touro. Um homem, em pé ou até mesmo a cavalo, molesta o animal com o objetivo de o enfurecer para depois mostrar a sua destreza esquivando-se assim aos seus ataques.

Geralmente, a prática acaba com o assassinato do touro.

tauromaquia (1).jpg

As Culturas Tauromaquicas

Mais conhecida como terra mãe de touros e toureiros, Vila Fraca de Xira tem fama atestada pela criação de touros de lide e cavalos. Nas tradições da arte tauromáquica possui o seu expoente máximo no património e nos eventos levados a cabo pela Camara Municipal. Organiza-se espetáculos taurinos, colóquios, exposições e homenagens que reforçam alguns nomes Vila-franquenses.
A Feira das Tertúlias, a Semana da Cultura Tauromáquica, o Colete Encarnado e a Feira Anual são os eventos que ditam, no Concelho, o tom e a emoção da Festa Brava.
As tradicionais Festas do Colete Encarnado de Vila Franca de Xira estão na final regional do Distrito de Lisboa do Concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

cultura tauromaquica.png

Tertúlias 

As tertúlias tauromáquicas, no Município de Vila Franca de Xira, remontam à década de 60 do século passado. A sua geração é quase sempre semelhante, a necessidade de criação de um espaço para reunir amigos que, partilham a paixão pela arte tauromáquica.

A Festa Brava é tema nas conversas e da animação fazem parte as sessões de fado, o visionamento das Corridas de Touros e os petiscos bem ao jeito das tradições ribatejanas.  Estes espaços são decorados mais especificamente, em torno do tema da tauromaquia e do campo.

O conjunto faz das tertúlias um elemento único e identificativo das localidades com tradições neste âmbito, como é o caso de Vila Franca de Xira. Reúnem-se memórias e uma riqueza e diversidade de objetos dignos de colecção, tais como, os cartéis, fatos de toureio, peças de caráter religioso, fotografias, recortes de jornais, cabeças de touros lidados, estribos, arreios, chocalhos, entre tantos outros.

tertulias.png

O que são as Festas do Colete Encarnado?

Festa carismática que se instituiu como marca do Concelho de Vila Franca de Xira. Um dos principais e peculiares ingredientes deste evento é a Tauromaquia, incluindo as esperas de touros nas ruas da Cidade.

A Homenagem ao Campino, a noite da sardinha assada, o convívio nas tertúlias, o fado e os grandes concertos são outros atrativos irresistíveis para viver esta Festa, que atrai anualmente centenas de milhar de visitantes à cidade de Vila Franca de Xira.

festas colete encarnado.png
festas colete encarnado87.jpg

Escola de Toureiro José Falcão

Fundada a 11 de agosto de 1984.

Em outubro de 1996, constituíram uma sociedade entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Junta de Freguesia de V.F.X e o Clube Taurino Vila Franquense.

É a única escola de Toureto em Portugal.

A dia 1 de maio de 2004, logo após as obras de recuperação, foram inauguradas as referidas instalações.

escola toureiro jose falcao 1.jpg
escola toureiro jose falcao 2.jpg
escola toureiro jose falcao 3.jpg

Romaria do Senhor da Boa Morte, Povos, Vila Franca de Xira

É uma das raras festas que não tem como principal atração, as touradas e esperas de touros. A Romaria do Senhor da Boa Morte atrai centenas de pessoas. A romaria realiza-se na Quinta-Feira de Ascensão, Dia da Espiga e Feriado Municipal.

As bandas musicais anunciam um piquenique na mata, que se irá prolongar até ao por do sol.

Num palco montado junto ao Santuário atuam vários grupos corais e ranchos folclóricos e há Noite Popular, com Fados e Baile.

O Santuário do Senhor da Boa Morte fica isolado, a meio de uma colina onde se podem apreciar a lezíria do Tejo.

Foi mandado construir no séc. XVI, no local onde existiu uma igreja destruída pelo Terramoto de 1531.

romaria senhor da boa morte.png
romaria.png

Festas de São Romão, Bom Sucesso, Alverca do Ribatejo

As Festas em honra de São Romão, no Bom Sucesso, na freguesia de Alverca do Ribatejo, costumam realizar-se na terceira semana de junho. Ás quermesses, para a angariação de fundos para custear despesas,  junta-se muita sardinha assada à borla, música, divertimentos variados, incluindo um desfile de palhaços pelas ruas para a alegria das crianças e baile.

A procissão em honra ao Padroeiro do Bom Sucesso, junto ao local onde existiu o Convento de São Romão, preenche a parte religiosa da festa. A gruta tem o nome do Santo, é o que resta do Convento Carmelita, mas foi encerrada ao público.

Ano mais tarde, porém, volta a ser recuperada pela Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo

festas de sao romao.png
festas de sao romao bs.jpg
bottom of page